A podoposturologia é a relação entre os pés e a postura corporal humana. Neste estudo entram a indicação de peças podais, palmilhas e outros materiais, mas tem um elemento que também faz parte desta equação: o calçado.
Abaixo Dr. Wilson responde perguntas frequentes sobre calçados.
Existem muitos modelos e materiais de sapatos, como saber qual a melhor opção visando saúde?
Buscando informações com o fabricante dos calçados. Uma regra é que o calçado precisa ser confortável. O conforto depende de cada pessoa. Uns gostam de sapato apertado outros de sapatos bem soltos.
O modelo do sapato influência na postura ou na forma de caminhar?
Se for desconfortável cria uma postura antálgica. É bem provável que influencie. A postural antálgica é uma alteração que a pessoa faz na própria postura para evitar dores.
Qual a forma correta de escolher sapatos na loja?
Calçar e andar um pouco para sentir se o sapato calça bem. Mas só com o tempo que você vai descobrir se é um bom sapato.
Para cada pé existe um formato de sapato específico?
Aparentemente sim. Tem sapato com modelagem muito mais fina que o comum, não sendo indicado para pés mais largos por exemplo.
Um sapato inapropriado pode deformar o pé?
Pode formar muitos calos. Às vezes calo gera dores e desconforto.
Existe diferença na numeração do sapato quanto referente ao material usado na fabricação do modelo?
É bastante frequente ter uma numeração que parece não ser a mesma. Além das larguras e alturas do calçado que podem ser diferentes. Por isso a melhor opção, talvez a única, é experimentar bem o calçado antes de comprar.
Algumas pessoas têm dificuldades a achar uma numeração ideal para o sapato, como no Brasil não existe meio número, como saber achar uma numeração que não machuque o pé?
Depende do indivíduo. Alguns gostam de calçados apertados. Outros de sapatos bem soltos. Ao pegar o calçado você já percebe uma certa maciez ou dureza, por isso o toque com as mãos já dá uma idéia o que os toque com os pés vai sentir
Uma palmilha é indicada somente para pessoas que tem algum problema de postura ou caminhada?
Não. A palmilha pode ser indicada com vários objetivos. Pode ser para conforto dos pés, amortecimento, absorção, para a postura, e para deformidades nos pés, como nos casos de um pé excessivamente cavo.
Como saber se preciso usar palmilha?
Se tem dor nos pés já é um indicativo. Se tem uma postura errada tem indicação de palmilhas, Se fica muito tempo em pé, talvez uma palmilha auxilie no conforto dos pés e até do corpo.
É possível usar uma palmilha em qualquer tipo de sapato?
Se os calçados forem semelhantes a palmilha provavelmente vai servir em todo os calçados semelhantes. Se forem calçados diferentes já não é tão simples. A palmilha pode até ser calçada mas provavelmente não ficará bem encaixada e por causa disso provoque desconforto, dor ou até piore a postura corporal
Qual sapato você jamais indicaria uma pessoa usar?
Depende. Se ele fica mais em casa um chinelo bem confortável. Preferencialmente não o chinelo do tipo tira como o havaiana. Calçado que tenha uma sola não muito dura e um salto de mais ou menos 2 cm.
Prof. Wilson Luiz Przysiezny. FT. MSc. PhD.
Fisioterapeuta graduado pela Universidade Católica do Paraná • PUCPR
Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina • UFSC
Mestre pela Universidade Regional de Blumenau • FURB
Professor da Pós Graduação Faculdade Inspirar
Professor da Pós Graduação • Disciplina de Podoposturologia
Membro Associação Brasileira Pesquisa Podoposturologia
Co autor do livro de Fisioterapia Postural
http://lattes.cnpq.br/6279372044071224